Precauções no Uso de Óleos Essenciais

Na Tilguti, comprometemo-nos a garantir que a tua experiência com aromaterapia seja não só enriquecedora, mas também segura. Antes de usar óleos essenciais, considera as seguintes precauções:

  1. Respeita a Dosagem e/ou Diluição Recomendada: Óleos essenciais são concentrados e potentes. Utiliza-os conforme as instruções.

  2. Cuidado na Gravidez e com Crianças: Evita o uso de óleos essenciais durante a gravidez, especialmente nos primeiros três meses, e em crianças menores de 3 anos a menos que tenhas sido expressamente orientado(a) por um aromaterapeuta qualificado.

  3. Diluição Necessária: Não apliques óleos essenciais puros diretamente na pele, exceto em situações específicas com orientação de um aromaterapeuta qualificado.

  4. Atenção com Óleos Cítricos: Eles podem ser fotossensibilizantes. Evita a exposição solar após aplicação destes óleos.

  5. Uso em Banhos: Dilui os óleos essenciais antes de adicioná-los à água do banho, pois não são hidrossolúveis.

  6. Evita Áreas Sensíveis: Nunca apliques óleos essenciais nos olhos, mucosas ou áreas sensíveis.

  7. Em Caso de Contato com os Olhos: Limpa cuidadosamente a área com um algodão embebido em óleo vegetal e depois enxagua com água. Se ocorrer irritação persistente, procura assistência médica.

  8. Cuidado com Óleos Dermocausticos: Alguns óleos podem irritar a pele. Em caso de desconforto, aplique óleo vegetal na área afetada.

  9. Em Caso de Ingestão Acidental ou Dose superior ao aconselhado: Ingerir óleo vegetal (comestível), procurar assistência médica ou contatar o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) através do número 800 250 250.

  10. Manutenção da Segurança: Mantenha os óleos essenciais fora do alcance de crianças.

  11. Teste de Alergia: Recomendamos que realizes um teste de alergia antes de utilizar um óleo pela primeira vez. Para o fazer, dilui uma gota de óleo essencial num pouco de óleo vegetal e aplica no vinco do cotovelo. Se não se verificar vermelhidão ou comichão após 24 horas, não tens alergia.

  12. Sofres de uma doença específica? Neste caso, consulta o teu médico antes de utilizar os óleos essenciais.

 

Esta informação tem caráter informativo e não substitui aconselhamento médico. Para dúvidas ou orientações específicas, consulte um profissional qualificado.